31/07/08

Algumas das festividades mais loucas do mundo

Desde a maior luta anual de tomates em Espanha, à Festa do fogo "Up Helly Aa-" na Escócia, uma série de eventos insólitos e meio loucos à volta do mundo

No.1
Ilhas Shetland, na Escócia: "Up Helly Aa-" Festival do Fogo. Uma homenagem ao passado das ilhas Viking culmina com a queima de uma réplica de um barco Viking.




No.2
Bobr, Bielorrússia: Noite de Ivana Kupala . Na noite deste festival pagão, comemorado no dia 7 de julho, o solstício de verão gregoriano, jovens e mulheres fazem coroas de flores, saltam fogueiras e nadam nus. Os ritos estão ligadas a antigas crenças sobre fertilidade e autopurificação.




No.3
Nova Deli, na Índia: Festival de Cores. Raparigas indianas atiram gulal (pó colorido) umas às outras durante a feste que marca o início da primavera



No.4
Bunyol, Espanha: Tomatina. Em finais de Agosto, milhares de pessoas atiram tomates umas às outras num evento modestamente descrito como a maior luta de tomates do mundo.



No.5
Nobsa, Colômbia: Dia Internacional do poncho. Concebidos para promover o trabalho dos artesãos locais que tecem tradicionais ponchos de lã, o desfile e a festa são relativamente novos.



No.6
Novgorod, na Rússia: Maslenitsa. Nos países ortodoxos, a semana antes da Quaresma é marcada com uma série de comemorações, incluindo um jogo de boxe livre em que não existem regras. No passado, a luta só acabava quando os participantes estavam cobertos de sangue e nus.



No.7
Inazawa, Japão: Hadaka Matsuri, Festival do Nu. Escondido algures no meio de todos estes homens quase nus, está um completamente nu. Acredita-se que quem lhe tocar alcançará sorte e felicidade.



No.8
Lop Buri, Tailândia: O bufete do Macaco. Todos os anos, todos os cerca de 600 macacos da província são convidados a comer frutas e vegetais durante uma festa anual realizada em homenagem ao Rama, um herói do Ramayana, que, diz-se, ter recompensado o seu amigo e aliado, o macaco Hanuman King, com o feudo do que é hoje Lopburi.



No.9
Lop Buri, Tailândia: O bufete do Macaco. Os organizadores do bufete utilizam anualmente mais de 3000 kg de frutos e produtos hortícolas para o festival.



No.10
Brockworth, Inglaterra: Festival do queijo. Numa perigosa tradição que remonta ao tempo dos romanos, os concorrentes vindos de todo o mundo correm atrás de um queijo de 7 kg a rolar por uma colina abaixo. Quem primeiro lhe tocar ficará com ele.



No.11
Sabucedo, Espanha: Rapa das Bestas. Desde a Idade do Bronze, os galegos têm sido domadores de cavalos selvagens. Na primeira semana do mês de julho, centenas de cavalos selvagens são agarrados por peritos, conhecidos como agarradores e, em seguida, aparados e limpos.



No.12
Reading, Inglaterra: Festival de falcoaria. Treinadores do Turquemenistão detêm falcões no primeiro Festival da falcoaria. Donos de pássaros de todo o mundo assistiram ao evento para destacar a importância e a popularidade deste desportol.



No.13
Bedford Square Gardens, Inglaterra: As Olimpíadas Chap's & Hendrick . Numa série de competições contra as vulgaridades da cultura moderna, este festival inclui eventos como o acender do cachimbo olímpico, a mistura de martinis, corridas com calças de 3 pernas, hoquei com cabos de guarda-chuva e outras actividades desportivas próprias de "gentlemen". O uso de qualquer tipo de roupa desportiva leva à desqualificação.



No.14
Dublin, Georgia: Jogos de verão de campónios (redneck). L-bow, o mascote oficial dos Jogos de Verão Redneck, ao lado do tanque de lama, com a tocha cerimonial. Iniciado em 1996 como uma paródia dos Jogos Olímpicos de Verão, realizada em Atlanta. As modalidades praticadas são estranhas e divertidas como os mergulhos de barriga no tanque de lama.



No.15
Nova Deli, na Índia: Holi, festival de cores. A palavra Holy vem de Holika, um lenço que na mitologia hindu impediu que um dos seguidores de Lord's Vishnu fosse queimado numa pira (cerimónia fúnebre em que se queima o corpo do defunto).



No.16
Ivrea, Itália: A Batalha dos Laranjas. As origens desta festa não são bem conhecidas, sobretudo porque as laranjas não crescem nos Alpes da Itália, onde a cidade está localizada. Há uma lenda que diz que esta batalha comemora uma revolta popular do século XIII, quando os pobres locais se revoltaram contra as doações do senhor feudal, que acharam demasiado pouco, atirando-lhas à cara.



No.17
Boston, E.U.A.: Marcha Zombi. Desfile de máscaras de zombis em Boston.



No.18
Espanha: Tomatina.Todos os anos, mais de 30000 turistas vão a Bunyol para este festival.



No.19
Chile, Ilha de Páscoa: Festival Tapati . Uma semana de festa que começou na década de 1970, num esforço para aumetar o turismo. Tapati inclui um triatlo no qual participam nativos correndo ao redor do lago do vulcão Rano Raraku transportando um grande cacho de bananas.




Sem comentários: