26/10/08

As cabeças Gigantes da Civilização Olmeca


Olmec heads

Os Olmecas foram o povo que esteve na origem da cultura olmeca, a antiga cultura pré-colombiana da Mesoamérica que se desenvolveu nas regiões tropicais do centro-sul do atual México. A cultura olmeca aproximadamente entre 1500 e 400 a.C, e crê-se que tenha sido a civilização-mãe de todas as civilizações mesoamericanas que se desenvolveram posteriormente.
O aspecto da civilização olmeca mais largamente reconhecido, são as enormes 17 cabeças, cobertas com o que parecem ser capacetes. Uma vez que nenhum texto pré-colombiano os explica, estes monumentos impressionantes têm sido objecto de muita especulação. É actualmente aceite que estas cabeças são retratos de governantes.
As cabeças foram talhadas a partir de blocos individuais de basalto e arrastadas ou levadas por rio até ao seu destino final. Foi estimado que seriam necessários os esforços de 1500 pessoas durante três a quatro meses para deslocar uma cabeça colossal desta forma.
Algumas das cabeças, bem como muitos outros monumentos, foram mutiladas, enterradas e desenterradas, recolocadas em novos locais e/ou reenterradas. Sabe-se que alguns monumentos, e pelo menos duas cabeças, foram recicladas ou novamente talhadas, mas não se sabe se tal se deve apenas à escassez de pedra ou se tais actos tinham conotações rituais ou outras.
As feições das cabeças (nomeadamente as faces planas e os lábios grossos) têm sido causa de debate devido à sua aparente semelhança com características faciais africanas. Baseando-se nesta comparação, alguns têm insistido que os olmecas eram africanos que migraram para o Novo Mundo. Porém, os principais estudiosos da Mesoamérica actualmente rejeitam esta hipótese, e oferecem outras explicações possíveis para as características das faces das cabeças colossais. Outros fazem notar que, além do nariz achatado e dos lábios grossos, as cabeças exibem dobras epicânticas tipicamente asiáticas, e que todos estes traços faciais podem ainda hoje ser encontrados nos indígenas mesoamericanos actuais.


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads


Olmec heads

wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

aqui em brasilia, na frente da embaixada do méxico tem uma dessa..agor anum sie é verdadeira eu réplica!