16/10/08

Mistério do astronauta da catedral de Salamanca



A existência de um astronauta na decoração da catedral de Salamanca tem levado a muita expeculação na internete. No entanto a sua existência tem uma explicação interessante.
Durante o restauro da Porta de Ramos da Catedral Nova de Salamanca realizado em 1992, foram integrados motivos contemporâneos e modernos, entre os quais uma figura esculpida de um astronauta. A inserção deste motivo deve-se à tradição dos antigos restauradores e construtores de catedrais que consistia em utilizar um motivo contemporâneo, dissimulado entre os motivos mais antigos, com o intuito de assinar as suas obras. O responsável pelo restauro, Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.




Além desta imagem de um astronauta, podemos ainda encontrar uma outra, bem divertida, na decoração da mesma porta. A de um monstro comendo um gelado.



Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

Anónimo disse...

hauahuaha. perfeito. um salve pro gerônimo. além de excelentíssima técnica, a história do astronauta e a cara do monstro... perfeito. hauhaua

Anónimo disse...

Nâo creio na explicação de que num restauro em 1992 se tenha colocado esse motivo, pois a imagem esculpida tem aspecto de muito mais tempo tal como as restantes. Além do mais, existem gravuras no templo de Abydos no Egipto, com milhares de anos, onde se vêm claramente aviões, helicópteros e até submarinos. Ver aqui nesta página:
http://www.novaera-alvorecer.net/vimanas.htm

Qual a explicação?

Pausa para reflexão!

Rui Palmela