01/11/08

Harry Houdini (Erich Weiss) 1874-03-24 / 1926-10-31


Harry Houdini portrait 1907


Fez ontem anos que morreu um dos grandes mágicos de todos os tempos.
Nasceu em Budapeste mas a família emigrou para a América quando ele tinha apenas 2 semanas. Nasceu pobre e, por isso, trabalhou desde muito cedo.
Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista.
Foi também ferreiro e nesse ofício aprendeu os truques que mais tarde o transformariam no maior mágico ilusionista do mundo.
Certa vez, o seu chefe encarregou-o de abrir um par de algemas cuja chave tinha sido perdida por um polícia. Após inúmeras tentativas usando serras, Houdini teve a idéia de utilizar uma pinça. Conseguiu abri-la e, a maneira como o fez, serviu de base para abrir todas as algemas que empregava nos seus truques.
Houdini morreu de uma peritonite. Conta-se que morreu devido a socos dados por um estudante que lhe tinha perguntado se ele aguentava todos os murros. Houdini disse que sim mas não estava preparado, logo depois do espetáculo, para isso.
A verdade é que ele teria morrido de qualquer forma, em pouco tempo, pois já sofria de apendicite e tinha recusado tratar-se.
Uma semana depois, a 24 de Outubro, durante um espetáculo, estando com 40 graus de febre, teve de ser reanimado mas teimou em continuar o show. Foi internado posteriormente, tendo morrido a 31 de Outubro.


Harry Houdini 1898 ca.


Harry Houdini 1899 ca

"Os meus dois amores". Houdini na companhia da mulher Beatrice (1876-1943) e da mãe Cecilia Steiner Weiss.


Harry Houdini 1907 ca.


Houdini com um desconhecido, em frente de cartazes publicitários em Indianápolis.


Harry Houdini Jan 1908


Harry Houdini 1909 ca.


Houdini num Voisin Biplanador


Harry Houdini 1910


Harry Houdini 1914


Harry Houdini, numa caixa com pesos de ferro, foi descido à água na baía de Nova Iorque. Foi-lhe creditado o tempo de 2 minutos e 55 segundos para se escapar.


Harry Houdini 1914


Cartão de registo da 1ª Grande Guerra


Houdini in the WWI draft card


Houdini fazendo desaparecer um elefante, no hipódromo de Nova Iorque. Quando Houdini disparou uma pistola, o elefante desapareceu.


Harry Houdini 1918


O cartaz do filme "The Master Mystery"


Harry Houdini 1919


Harry Houdini a nadar numa cena do filme "The Man from Beyond", 1921. O filme incluía Houdini a nadar nas Cataratas do Niagara, mas não está confirmado que o tenha feito de facto.


Harry Houdini 1921


Harry Houdini 1925

1 comentário:

Anónimo disse...

Por que nao:)