20/11/08

Manneken Pis



Nunca percebi muito bem qual o encanto que tem o miúdo a urinar para a fonte, o ex-libris de Bruxelas.. No entanto, acho piada ás roupas que lhe põem quando há festividades. Os Tugas, também conseguiram vesti-lo de minhoto (em 2007) e beberam a cerveja que ele urinou.. É um hábito antigo, o de lhe ligar um barril de cerveja e pôr o pessoal todo a beber.

Segundo li na Wikipédia,no Rio de Janeiro há uma cópia da estátua, em frente à sede do Botafogo que é conhecida por Manequinho.

Já agora sobre a estatueta. O Manneken-Pis, também conhecido por «pequeno Julien», é uma estátua em bronze com cerca de 50 centímetros de altura que está perto da Grand-Place, a principal praça de Bruxelas.

Segundo a lenda, a estátua representa o filho de um homem muito rico que se perdeu durante umas festividades e foi encontrado cinco dias depois, nú, a fazer chichi.

Reconhecido, o pai encomendou a estátua a Jérôme Duquesnoy e está exposta desde 1619 no local onde a criança terá sido encontrada.

Faz parte da tradição de Bruxelas oferecer roupas ao Manneken-Pis em ocasiões especiais, nomeadamente para honrar uma profissão pelo que ele tem centenas de roupas guardadas num museu. Algumas das melhores que encontrei no Flickr estão na continuação do post.

Esta primeira foto é o Manequinho do Rio de Janeiro.





























Sem comentários: