27/11/08

Museu do Cabelo



O Museu do cabelo, em Independence, Mo, possui cerca de 2000 exemplares de trabalhos feitos em cabelo. Grinaldas de flores, corações, cruzes, borboletas, jóias e um sem número de artigos decorativos e sentimentais.
Leila Cohoon fundou o museu em 1990 e afirma que este é único no mundo. Foi cabeleireira e confessa ter uma obsessão por cabelos tendo começado a coleccionar as peças há já longos anos.
A arte com cabelos é conhecida desde 1400, mantendo-se ainda, por ser uma forma de conservar algo, de pessoas queridas, não só por morte, como por outro tipo de afastamento. Por exemplo, muitos soldados usavam peças, feitas em cabelos, de alguém que lhes era querido, como a mulher ou filhos. Por serem muito ligadas à vida sentimental, estas peças foram conservadas ao longo de gerações o que permite encontrar muitos exemplares em óptimas condições.








via












Ao procurar mais fotografias do museu do cabelo, encontrei um blog de uma artista que faz bordados com cabelo. Tem algumas fotografias interessantes que vale a pena ver.


Este é um detalhe do que pode ver no blog de Jennifer Perry


Reblog this post [with Zemanta]

1 comentário:

Anónimo disse...

uauuuu!!! que espetáculo de criatividade e muito sentimentalismo,me transportou pra outra época...ela tá de parabéns pela paixão dela e criativiade em montar o muse do cabelo!