06/11/08

Top 10 de espécies ameaçadas de extinção

Segundo a World Wildlife Federation (WWF), as 10 espécies mais ameaçadas de extinção são:

1 - O Rinoceronte Negro, nativo do sul e este de África (por exemplo Angola). Desde 1970 o seu número diminuiu em 90%, isto é, para menos de 3.000. São procurados principalmente pelos seus chifres apesar do seu comércio ser proibido há mais de 20 anos.



2 - O Panda Gigante é nativo da China. Restam menos de 1.000 no seu habitat natural devido há diminuição de alimentos (bambu) e à caça furtiva.



3 - Tigres, nativos de zonas tropicais do sudeste da Ásia e de zonas temperadas como a Sibéria. Há menos de 6.000 tigres sem ser em cativeiro. A principal razão da diminuição do número destes animais é a sua procura para fabrico de medicamentos tradicionais Asiáticos. O tigre siberiano de pelo dourado é a espécie mais rara contando com apenas cerca de 30 animais.



4 - O esturjão branco ou esturjão beluga (Huso huso) são fósseis vivos que se podem encontrar no Mar Cáspio. São conhecidos pela qualidade do seu caviar e, por isso, a pesca furtiva não diminui devido aos preços exorbitantes pagos no mercado.



5 - Hidraste ( Hydrastis canadensis) é uma erva procurada pelos naturopatas pelas suas propriedades para tratamento de numerosas doenças como hemorróidas e alergias. É natural das florestas da América do Norte e a sua procura aumentou recentemente em cerca de 30%.



6 - A Tartaruga aligator comum (Macrochelys temminckii) é procurada pelo delicado sabor da sua carne. É a espécie de tartaruga mais comum nas águas da América do Norte mas o seu número está a reduzir drásticamente devido ao constante aumento de envios para vários mercados do mundo incluindo o asiático.



7 - A Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é uma tartaruga marinha, encontrada em mares tropicais e subtropicais. A sua carapaça, coberta por placas córneas imbricadas fornece o material utilizado na confecção de diversos utensílios e joalharia. É uma espécie ameaçada de extinção devido à caça indiscriminada.



8 - O mogno é caracterizado pela cor avermelhada da sua madeira havendo uma grande procura de mobiliário deste material. Existem nas florestas tropicais do México e Brasil (Amazonas). Calcula-se que o seu número tenha diminuido em cerca de 70%



9 - O Tiriba-de-cara-suja (Pyrrhura molinae) é uma espécie de papagaio natural do México que tem a habilidade de reproduzir a voz humana. A sua procura como animal de estimação tem aumentado muito, principalmente nos Estados Unidos. Apesar da sua venda ter sido proibida continua a haver um enorme tráfico ilegal através da fronteira entre o México e os Estados Unidos.



10 - O tubarão-mako ou tubarão-mako-cavala, considerado o tubarão mais rápido, é muito procurado pela sua carne e, especialmente em mercados asiáticos, pelas suas barbatanas que têm muito valor para fins medicinais. Alguns animais são meramente despojados das barbatanas e, em seguida, são atirados de volta para as profundezas, para morrer.

via Wikipédia e Google

Sem comentários: