31/01/09

Domingo Sangrento, Irlanda do Norte



Domingo Sangrento é o termo usado para descrever um incidente em Derry, na Irlanda do Norte, a 30 de Janeiro de 1972, no qual 27 manifestantes pelos direitos civis foram fuzilados por membros do 1 º Batalhão de Paraquedistas durante uma marcha organizada pela Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte.Treze pessoas, sete das quais eram adolescentes, morreram imediatamente, e uma outra pessoa, 4 meses e meio mais tarde, morreu devido aos ferimentos que recebeu nesse dia.
Várias testemunhas, incluindo espectadores e jornalistas, afirmaram que todos os que foram atingidos estavam desarmados. Cinco dos manifestantes foram baleados pelas costas.
Duas investigações foram realizadas pelo governo britânico. O Tribunal de Widgery, realizada no rescaldo do evento, ilibou os soldados e autoridades britânicas da culpa, mas foi criticado muitos, incluindo o então chefe de gabinete de Tony Blair, Jonathan Powell. O inquérito Saville, criado em 1998 para analisar os acontecimentos novamente (presidido por Lord Saville de Newdigate), deverá apresentar o relatório no final 2009.
Estes murais são de Belfast,na Irlanda do Norte e as fotografias são da wikipédia.







2 comentários:

Ítalo Augusto disse...

Esse fato marcou para sempre a Irlanda e a Rússia na sua história, mas nao só esses países, mas sim o mundo todo por sua crueldade e falta de amor ao próximo. OBRIGADO!!!

Anónimo disse...

Oi trata-se a 2ª vez que encontrei o teu espaço online e reflecti tanto!Espectacular Projecto!
Cumps