20/03/09

Dicas para quem bloga

Não sou grande blogueira e sei muito pouco de html, tráfego, etc.. mas como vou andando às cabeçadas pela net vou descobrindo umas coisitas que acho serem importantes para quem tem um blog.
Mas vamos ao que interessa.

Primeiro que tudo, os sites em português.
Sem sombra de dúvida que a minha experiência com a ueba.com.br, tem sido óptima. É um bom site para divulgar o blog.
Para ajuda de qualquer blogueiro, recomendo também o Fique Rico que tem dicas muito boas.
Ainda sobre dicas, mas em inglês, para o blogger (blogspot) é o Blogger Buster.
Há vários sites para divulgar o blog, quer em português, quer em inglês. Sobre os sites em português, semelhantes ao ueba, o Blog do Vicente tem uma boa série de links. Para sites em inglês, o htportal.org dá uma óptima lista com comentários.

Um outro recurso que já percebi ser muito importante é o twitter. Quem ainda não utiliza, é bom começar a fazê-lo, pois parece que o email está a ser ultrapassado por ele.
E para quem tem o twitter há uns sites óptimos.
O tagfoot é um site onde podemos colocar links para outros utilizadores verem e comentárem que partilha connosco os anúncios do adsense. Mas, não se fica por aqui e, todos os nossos comentários e links são, automáticamente, postos no twitter. Não é preciso fazer nada, a não ser registar o nosso endereço no twitter.
Muito parecido com o tagfoot, é o infopirate, que também é um site de marcadores (bookmarks) e que partilha os anúncios do adsense.
Atenção que no twitter não podem repetir os mesmos links, por isso devem adicionar links diferentes no tagfoot e no infopirate. Eu optei por não adicionar o meu twitter no infopirate e assim posso colocar o mesmo link nos dois sites.

Além destes, há ainda o twitterfeed que é uma óptima opção para quem quiser adicionar as postagens do blog no twitter, e não quiser ter grande trabalho, nem aderir aos sites que já referi.
O twitterfeed é completamente automático, quer dizer, configura-se uma vez e depois esquece-se pois ele envia os updates do blog na frequência que se quiser (todos os dias, todas as horas, ...). Para gente muito ocupada é o melhor.

Outro site que conheci há muito pouco tempo, mas que, se funcionar bem, é uma boa opção é Nachofoto (que também partilha o adsense) e que nos permite fazer o upload de fotografias da net e partilhá-las nos blogs, quer cada uma, quer por slideshow.

Finalmente, mas que devia ser primeiro porque já faço parte dele há muito tempo e gosto bastante, é o yousaytoo.com, que também é excelente para ter pouco trabalho a divulgar o blog. Basta adicionar o feed do blog (em troca eles só exigem que se coloque na barra lateral do nosso blog um selo muito pequenino) e as postagens são feitas automáticamente. Isto é, as nossas postagens vão constituir um novo blog no yousaytoo sem que nós tenhamos de postar directamente no site. Além disso também partilha o adsense connosco, promove concursos com óptimos prémios (ganhei 300$ no último) e permite fazer o upload de jogos.

3 comentários:

Anónimo disse...

sugiro ainda o wordpress: de longe a ferramenta mais interessante.

Guida disse...

Acredito que seja, mas para quem tem blogspot é dificil mudar agora.

Vicente Sloboda disse...

Valeu pelo link!

Vicente