03/05/09

Escola e educação



É incrível como os nossos governos, uns atrás dos outros, pelo menos nos últimos anos, têm vindo a transferir para a a escola o que deveria ser, sempre, responsabilidade da família. Não é só a questão de os alunos passarem cada vez mais tempo na escola, é também a recusa em fazer entender, a sociedade em geral e os pais em particular, que educação não é só ensino, é muito mais do que isso.
Os professores passaram a ter a responsabilidade de, não só ensinar, mas também educar, e, todos os problemas dos alunos, são vistos como falhanços dos professores que não sabem motivar, disciplinar, transmitir conhecimentos, avaliar situações, encaminhar para serviços sociais, envolver os pais no sistema educativo... e que sei eu mais..
Os professores têm de ser paus para toda a colher e são avaliados por tudo isso. Aos pais ninguém pede responsabilidades. Podem ser chamados à escola, mas se não comparecerem e não se envolverem no processo, ninguém os critica, os avalia e os torna responsáveis pelos fracassos educativos. Esses são sempre responsabilidade exclusiva dos professores.
É por isso que me dá vontade de rir (entre aspas) que apareçam aquelas listas das melhores escolas, das que têm melhores resultados. Não seria de fazer um gráfico com a origem social e enquadramento dos alunos em todas as escolas? Talvez assim se pudessem tirar dados interessantes para os falhanços educativos e correspondentes necessidades em cada uma delas.
Mas parece que isso não interessa a ninguém, muito menos ao ministério, pois é muito mais fácil atirar todas as culpas para os professores.

Sem comentários: