15/03/10

O exército fantasma


Douglas Fairbanks, Jr.

A história do exército fantasma foi desconhecida durante mais de 50 anos e, só agora, se começa a saber o que foi esta unidade especial do exército americano, na segunda guerra mundial.
A sua criação deve-se a um artista, Douglas Fairbanks, Jr., que conhecia pessoas das mais altas esferas do governo dos Estados Unidos, incluindo Franklin D. Roosevelt e que os convenceu a criar uma unidade especial de ilusão e não de combate.
A ideia era enganar os alemães, fazendo-os acreditar em falsidades como por exemplo, que os americanos tinham muito mais veículos de guerra do que verdadeiramente tinham, de que se estavam a deslocar para determinadas zonas.. Era, no fundo, uma força teatral, de efeitos especiais para enganar e desanimar os alemães.
Havia engenheiros de som, que criavam barulhos feitos pela infantaria,tanques e artilharia, de forma a que meia dúzia de veículos, armados somente com altifalantes, conseguiam fazer acreditar ser uma força numerosa de infantaria ou um batalhão de tanques.
Uma unidade de rádio mandava para o ar um sem número de notícias falsas, como vitórias das forças aliadas em zonas onde não havia sequer qualquer tipo de unidades militares.
Outro truque foi a utilização de imagens enganadoras, através de modelos em tamanho real de todo o tipo de armamento, veículos e mesmo edifícios. Tudo era equipamento insuflável que conseguia enganar à distância.
As longas filas de veículos que se deslocavam à vista dos alemães ou dos seus informadores eram compostas unicamente pelos veículos e pelo motorista, fazendo crer que era uma força enorme em deslocação.
Podem ler muito mais sobre este exército fantasma, no ghostarmy.org onde há muitas imagens, videos e informação sobre este exército da fantasia.


tanque insuflável


veículos de borracha

Sem comentários: