17/05/10

O Trabant

Encontrei estas imagens e fizeram-me recordar velhos tempos, quando fui a Berlim e atravessei a antiga RDA. O limite de velocidade na autoestrada acho que era de 90 ou 100, e fôramos prevenidos que a polícia andava sempre a tentar caçar os estrangeiros que ultrapassassem o limite.
Por isso lá fomos nas calmas, a ser ultrapassados por trabants constantemente, pois eles não cumpriam limites. Estes deviam ser só para turistas.
O mais engraçado é que resolvemos parar a meio do caminho e jantar num restaurante da autoestrada. Havia uma bicha enorme de clientes, todos da RDA, e lá ficámos à espera de vez. Jantámos bem e, no fim, lá nos pusemos a caminho.
Quando chegámos à fronteira foi a desgraça! Não sabíamos que havia um tempo limite para atravessar a RDA, e quando a polícia viu o tempo que demoráramos, desatou aos berros connosco e ficámos com a sensação de que iríamos ser presos. Bem mostrámos o ticket do restaurante, mas ele continuava aos gritos a dizer que aquilo era um crime, que não podíamos parar no país, que só tínhamos o direito de o atravessar sem paragens. Por sorte, apareceu um chefe, a quem o polícia que só berrava connosco, contou o caso e que lhe disse que era melhor deixar-nos ir.
Só sei que no regresso, fomos rapidíssimos, dentro dos limites, claro!

clipped from www.thelocal.de

O Trabant, carinhosamente conhecido por  'Trabi', na RDA
Produzido em massa era conhecido por não se poder confiar nele, pois podia parar a qualquer instante. No entanto era imensamente popular.
Era tão popular que um fabricante de brinquedos, a Herpa Miniaturmodelle se juntou à companhia alemã IndiKar para produzir um novo protótipo.
O novo modelo seria amigo do ambiente e eléctrico, com painéis solares no tejadilho.
...um grande contraste com o original...
Uma fotografia de uma reunião de 'Trabi' em França
Um encontro internacional, o "Trabanttreffung"
Entretanto o Trabant continua grandemente associado à reunificação da Alemanha...
...e tem inspirado muitos trabalhos artísticos.
blog it
Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários: