29/11/10

Autobiografia de Mark Twain

Quem não conhece Mark Twain, um dos mais célebres escritores americanos? Penso que todos nos lembramos pelo menos de "As Aventuras de Tom Sawyer", mas a sua obra é muito mais vasta e diversificada. 
Foi um homem notável que fez de tudo um pouco na vida, tendo sido também condutor de barcos a vapor no Mississipi, mineiro, inventor, jornalista entre outras actividades que contribuíram para os seus numerosos interesses.
Foi publicada agora, nos Estados Unidos, a sua Autobiografia, no aniversário dos cem anos da sua morte que está a ter um sucesso imprevisível. O facto de só agora ela ser publicada é devido a isso ter sido requerido pelo próprio Mark Twain, pois temia que alguns dos seus comentários não fossem bem compreendidos na sua época.
A verdade é que além de ser humorista, ele era também um crítico da sociedade e política do seu tempo, o que é agora revelado nesta obra em 3 volumes, cheia de humor mordaz que tem deliciado os americanos. A obra não tem chegado para as encomendas havendo enormes listas de espera nesta época natalícia.
A obra encontra-se também à venda no Amazon, por isso, para quem esteja interessado em ler o original, enquanto não chega a tradução, aqui fica o link.





Sem comentários: