02/12/10

Aprendizagem da Matemática


Sempre gostei de gráficos bonitos e este atraiu-me mesmo antes de ter percebido bem o tema. Mas se há um estudo importante para o futuro da economia global de um país, este é um deles.
Acho que ninguém tem hoje dúvidas da importância que a matemática tem em qualquer área do conhecimento. Olhem bem para este gráfico e analisem os dados por país. Fiquei muito surpreendida com vários resultados, principalmente os dos países Europeus que estão logo à cabeça. É tão raro ouvirmos falar no Lietchenstein e.. pasmemos! A República Checa é outra surpresa para mim assim como a Bélgica, mas, pela negativa, surpreenderam-me os Estados Unidos, que no seu todo, têm uma média muito pouco superior à de Portugal.
Quando é que decidimos uma reforma da educação que aposte em disciplinas verdadeiramente importantes como a matemática e a Língua Portuguesa, que são as bases para se poder desenvolver qualquer outro estudo?
Como na música, é primeiro necessário aprendê-la, para depois se escolher o instrumento e a área. Isto, principalmente nos primeiros anos de aprendizagem.
Quem aprender bem matemática e Português terá então as bases necessárias para desenvolver qualquer outro tipo de disciplinas.
Podem ver o artigo e o gráfico completo no The Atlantic

Sem comentários: