12/01/11

A droga do prazer e do vício!

Encontrei um artigo na Discovery News que me interessou, principalmente por causa de um comentário / resposta que se lhe segue e que me fez perceber como é tão fácil sermos manipulados pela informação, neste caso, ciêntífica.

Tentei traduzir os textos para português o melhor possível e podem lê-los na íntegra em "Porque é que a música o faz sentir feliz" e "Grandes lucros e prazer". O artigo original, podem vê-lo aqui.

Talvez por ser leiga, depois de ler o artigo, achei que seria óptimo passar a induzir dopamina para obter prazer, principalmente nos casos de depressões graves. No final resolvi passar uma vista de olhos pelos comentários e surpreendi-me com uma resposta. Não sei qual a veracidade tanto do artigo como do comentário, mas a verdade é que me passou pela cabeça o perigo que está latente nesta investigação.

Se for possível induzir a sensação de prazer através de drogas estimulantes, não será possível criar uma classe de "viciados no prazer do trabalho" que constituirão uma excelente mão de obra, sempre pronta a trabalhar e sem criar problemas laborais? Ainda por cima, serão eles próprios que pagarão a droga que os torna viciados no trabalho!?

E imagine-se os lucros fabulosos das indústrias farmacêuticas que desenvolvam este tipo de droga..

Sem comentários: