25/06/11

O mundo em desaparecimento das tribos de caçadores e coletores


Durante 35 anos Jean-Pierre Dutilleux, filmou e fotografou tribos que ainda vivem isoladas, em todo o mundo.
Em colaboração com o músico de rock, Sting,  Jean-Pierre Dutilleux criou a Rainforest Foundation, com o objectivo de apoiar os índios na sua luta pela sobrevivência e proteger as florestas tropicais.
Desde o dia 17 de Junho até ao dia 10 de Julho, a sua Exposição do Primeiro mundo, está aberta ao público na Abadia de Neumünster, no coração da antiga cidade de Luxemburgo.
Nesta exposição estão representados 12 grupos étnicos isolados, de todo o mundo (Amazônia, África, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné).
As diferentes tribos são apresentadas com uma coleção de fotografias de grande porte interligadas com artefactos, ferramentas e memorabilia referentes a cada grupo étnico. 12 televisores de tela plana, um por display, mostram documentários sobre cada tribo.
O objetivo da exposição é o de tentar envolver os visitantes nestas culturas pouco conhecidas, permitindo-lhes ter uma ideia da beleza, modo de vida, costumes e tradições deste mundo em desaparecimento de caçadores e coletores.

Para saber mais sobre a exposição e todo o trabalho de Jean-Pierre Dutilleux, visite a sua página, onde encontra muitas das fotografias que estão patentes na exposição.
Aqui fica também uma parte de um dos documentários que mostra o primeiro encontro da tribo dos Toulambi, da Papua Nova-Guiné, com um homem branco.

2 comentários:

Anónimo disse...

why not:)

50 Tons disse...

interessante....