25/10/08

Mulheres Iranianas


Não sabia que as mulheres iranianas tinham muito mais liberdade do que as dos outros países islâmicos.
Segundo o que encontrei na net, elas tiveram um papel muito importante no derrube da monarquia iraquiana e no estabelecimento da república islâmica em 1979. Devido a isso o regime islâmico teve de lhes conceder direitos, mas também lhes impôs restrições. É o caso do hijab (o lenço que as mulheres islâmicas usam a cobrir-lhes a cabeça). Não podiam mostrar qualquer parte do corpo em público, salvo as mãos e a cara e, caso o fizessem, poderiam sofrer castigos como chicotadas ou ser presas.
Além disso criou a segregação sexual para muitas das actividades que passaram a pertencer apenas aos homens, como o direito de assistir a eventos desportivos.
Os seus direitos foram também limitados enquanto esposas e mães. Os homens podiam separar-se das suas mulheres bastando-lhes para o efeito apresentar uma simples declaração enquanto que as mulheres não tinham qualquer protecção para o caso de se quererem divorciar.
No caso de terem filhos, estes eram entregues ao pai, e, no caso de ficarem viúvas, podiam ver os seus filhos serem entregues ao familiar masculino mais próximo.
Estas regras mais limitativas dos direitos femininos foram mais rigorosas nos tempos logo após a revolução islâmica.
Até à guerra Irão - Iraque, houve também a tentativa de convencer as mulheres a ficar em casa e não procurar um emprego, mas com a guerra o trabalho feminino tornou-se necessário.
Em 1997,no que ficou conhecido pela "revolução do futebol", as mulheres desafiaram o sistema quando cerca de 5.000 invadiram o estádio nacional, onde se encontravam 120.000 homens a festejar o apuramento da selecção de futebol para a Taça do Mundo de 1998.
As estatísticas de 2006 mostram que cerca de 70% dos estudantes universitários de ciências e engenharia são mulheres, 27% da força de trabalho iraquiana é constituída por mulheres e que a percentagem das mulheres económicamente activas subiu para mais do dobro entre o período de 1986 a 2000, isto é, de 6,1% em 1986 para 13,7% em 2000.




















linkinn

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi interessante este site parece bem organizado.........bom trabalho :)
Muito Bonito Continua deste modo !