07/11/08

SOS



SOS
é o sinal enviado em situações de emergência. Quando enviado em código morse consiste em três pontos (correspondente à letra S), três traços (correspondente à letra O) e novamente três pontos (• • • — — — • • •) - oralmente diz-se "dit dit dit dah dah dah dit dit dit".

Não significa Save our Souls ou Save our Ship como correntemente é dito e como muitos pensam, mas porque a combinação dos três pontos seguidos de três traços seguidos de três pontos é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências.

Este sinal foi inicialmente adoptado pelo governo alemão nas regulamentações de rádio em 1 de Abril de 1905, e passou a ser um padrão mundial quando foi aceite na segunda International Radiotelegraphic Convention, assinada em 3 de Novembro de 1906 e tornando-se efectiva em 1 de Julho de 1908 (em substituição do sinal CQD).

O primeiro navio a enviar um SOS por rádio foi o Arapahoe em 1909. Encontrava-se perdido ao norte do continente americano.

O fim do sentido original do SOS deu-se em janeiro de 1999 quando acabou oficialmente o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas. A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália foi a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema. A Rádio Melbourne realizou a transmissão final em código Morse no seu Serviço Móvel Marítimo às 23:59 UTC do dia 31 de janeiro de 1999.































As imagens são do meu post no yousaytoo.com

6 comentários:

Anónimo disse...

Iradas as fotos. Parabéns!!!

Anónimo disse...

por isso não pesco mais !

Anónimo disse...

LOL .. oq alguem vai faze por um navio numa altura dessas? '-'

Anónimo disse...

OS BONS E FAMOSOS NAVEGADORES, DEEM SUA FAMA ÀS GRANSE TEMPESTADES, !!

Anónimo disse...

por isso os marinheiros ficam loucos pra chegar em casa...

Anónimo disse...

com certeza numa hora de tempestade como estas os marinheiros devem pedir muito a Deus pra chegarem logo em casa, parabens pelas fots.